FM 90 No seu rádio, FM é 90!
O Museu da Energia de Itu, unidade da Fundação Energia e Saneamento (FES), recebe no dia 18 de outubro, sábado, das 9h às 12h, a segunda oficina do Estúdio Sarasá deste ano, com o tema “Formas tradicionais de construção: a taipa”. A iniciativa faz parte de um ciclo de cinco encontros gratuitos sobre Zeladoria do Patrimônio Cultural, abertos ao público em geral.Conduzida por Antônio Sarasá, fundador do Estúdio Sarasá, especializado em conservação e restauro, a atividade vai explorar os saberes tradicionais ligados à técnica da taipa, destacando sua presença no edifício histórico que abriga o Museu, de frontal pombalino. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/inscricao-outubro-2025.
Serão abordados os diferentes tipos da prática, como taipa de pilão, de mão, pombalina e de sopapo, seus materiais, processos construtivos, propriedades térmicas e estruturais, além das medidas de conservação necessárias. A programação também propõe um mergulho na arquitetura paulista dos séculos XVIII e XIX.
Essa é a segunda oficina do ciclo de 2025 e, enquanto a unidade museológica segue em processo de restauração de sua fachada histórica, as atividades compõem a agenda da instituição. O sobrado, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), está recebendo intervenções como parte do projeto de restauro.
O projeto é viabilizado pelo Edital ProAC 12/2024, com patrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Em 2026, o ciclo terá continuidade com três oficinas: em março, “O universo das madeiras”; em julho, “Revisitando o restauro do Museu da Energia de Itu – evolução dos trabalhos”; e, em outubro, “A zeladoria do patrimônio cultural no Museu da Energia de Itu”.