FM 90 No seu rádio, FM é 90!
Uma nota divulgada pelo Ministério dos Transportes traz informações mostrando o passo a passo para a obtenção da Carteira Nacional de Transito (CNH) sem autoescola. A proposta tem como objetivo, segundo a União, facilitar a obtenção do documento no Brasil, que atualmente é feito através do auxílio de autoescolas. O público pode enviar sugestões até o dia 2 de novembro, através do Participa+Brasil e acesso a consulta.
Processo de obtenção da CNH sem autoescola
Para ter acesso ao serviço, o candidato precisar ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e portar CPF e documento de identidade. Aqueles que desejaram fazer o exame teórico por distância devem confirmar a identidade, através da sua conta GOV.
Através do aplicativo ou site do Detran do seu estado, o candidato poderá fazer a abertura do processa de forma digital. Além disso, se preferir, também pode solicitar presencialmente.
Após a aprovação, o candidato passará para a etapa teórica, não sendo obrigado a cumprir as 45 horas antes exigidas por lei. Ele poderá escolher fazer as aulas de maneira presencial ou online.
Com o término do curso teórico, será necessário a coleta biométrica, realizada no Detran de cada estado. Outros detalhes como exames psicológicos e exame de aptidão física continuam a ser obrigatórios, sendo realizado o agendamento junto ao Detran e clínicas credenciadas de cada estado.
É valido informar que a proposta visa acabar com as aulas práticas feitas diretamente nas autoescolas, não sendo necessária a carga mínima de 20 horas. O processo continuará a ser fornecido pelas escolas de direção, mas o candidato terá a opção de contratar um instrutor credenciado pelo Detran. Além disso, o veículo poderá ser disponibilizado pelo instrutor ou o próprio candidato. Por fim, a prova teórica e exame prático continuam a fazer parte do processo.