Prefeitura e SAAE se reúnem com vereadores para apresentar as ações de enfrentamento da crise hídrica

Diante do cenário provocado pelas altas temperaturas registradas nas últimas semanas, que impactaram diretamente o sistema de abastecimento de água da cidade, o prefeito Geraldo Garcia anunciou a publicação de um decreto de estado de emergência hídrica, instrumento que permite ao município agilizar decisões administrativas, adotar ações emergenciais e ampliar a capacidade de resposta do poder público para garantir o abastecimento à população.

A medida adotada em Salto segue o mesmo caminho de outros municípios paulistas que também decretaram emergência hídrica diante da estiagem prolongada e do aumento do consumo. Cidades como Americana, Amparo, Bauru, Mairinque e Várzea Paulista já publicaram decretos semelhantes, autorizando ações emergenciais para preservação dos mananciais e reorganização do sistema de abastecimento.

Durante a reunião, o prefeito anunciou ainda a contratação imediata de reforço na distribuição de água por meio da contratação de mais 15 caminhões-pipa. Parte dos veículos será destinada ao atendimento direto de residências, enquanto o restante atuará no abastecimento dos reservatórios da cidade, ampliando a capacidade do sistema.

Outro ponto abordado foi o reforço no atendimento do serviço 0800 do SAAE, que receberá ampliação de equipe e estrutura para oferecer respostas mais rápidas e eficientes às demandas da população durante o período crítico.

Como ação estrutural imediata, também foi anunciado que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedra Branca, por meio de containers, iniciará parte de suas operações já no começo do ano, passando a captar água do Córrego Conceição.

O Executivo também reforçou o rigor na análise de novos empreendimentos e exigências das contrapartidas necessárias.

Acompanhamento permanente

Desde o início da elevação das temperaturas, o Executivo Municipal, ao lado de toda a equipe técnica do SAAE, tem acompanhado de forma permanente a situação dos mananciais e do sistema de distribuição, atuando continuamente para minimizar ao máximo os impactos da crise no abastecimento e garantir o fornecimento de água à população.

A crise hídrica enfrentada por Salto está relacionada a uma onda de calor atípica que atinge o estado de São Paulo, com temperaturas muito acima da média para o período, o que resultou em aumento expressivo no consumo de água e maior pressão sobre os mananciais, exigindo medidas imediatas de gestão e controle do abastecimento.

Como parte das ações emergenciais, foi implantado, no último dia 27, um rodízio no abastecimento de água, medida técnica e temporária adotada para preservação dos níveis dos reservatórios, recuperação gradual do sistema e manutenção do fornecimento de forma equilibrada entre as regiões da cidade.

Ao final do encontro ficou estabelecida uma nova reunião já nos primeiros dias de janeiro para avaliar o rodízio, além de acompanhar os indicadores do sistema e monitorar a efetividade de todas as medidas adotadas, promovendo ajustes sempre que necessário com base em critérios técnicos e operacionais.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Geraldo Garcia, juntamente com o vice-prefeito Fábio Jorge, o secretário de Governo Gilmar Mazetto, o superintendente do SAAE César Piva, além de diretores e equipes técnicas da autarquia, e os vereadores: o presidente da Câmara Municipal, Clayton Bispo, Almir da Adega, Edemilson Santos, Henrique Balseiros, Luzia Vidal, Rogério Pinheiro e o assessor da vereadora Dra. Grazi, Jesuíno Dutra.

compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%