Mulher em situação de rua encontrada morta em Itu não quis ir para abrigo
A mulher identificada como Maria de Lurdes Damasceno, 50 anos, encontrada morta na tarde desta terça-feira (24), numa área verde localizada na Rua Célio Figueiredo da Silva, Portal do Éden, em Itu, havia recebido a visita de assistentes sociais da Prefeitura de Itu, contudo, se recusou a ir para um abrigo para receber os atendimentos necessários. A Secretaria de Promoção Social explica que não pode obrigar as pessoas em situação de vulnerabilidade social a ir para o Centro POP.
Leia a nota da Prefeitura na íntegra:
"Informamos que o atendimento foi efetuado pelo Samu de Sorocaba, devido ao local da ocorrência estar em área de divisa entre os municípios. Até o momento, o caso não foi oficialmente comunicado à Prefeitura e a Polícia Científica de Sorocaba já foi acionada para apurar o motivo do óbito.
Sobre a vítima, informamos que a mulher, na faixa dos 50 anos, era atendida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, recorrendo ao acolhimento no Centro POP por algumas vezes. Seu último atendimento, inclusive, se deu na semana passada, por meio de abordagem da equipe da referida Secretaria. Apesar do contato frequente com o serviço social da Prefeitura, a vítima optava por permanecer em situação de rua".