9 causas de falha de publicidade

 9 causas de falha de publicidade

1)     O desejo de gratificação instantânea

O anúncio que cria urgência suficiente para fazer com que as pessoas respondam imediatamente também é o anúncio com maior probabilidade de ser esquecido imediatamente após o “vencimento” da oferta. Esses anúncios são de pouca utilidade para estabelecer uma identidade para o anunciante na mente do consumidor.

2)     Tentar alcançar mais pessoas do que o orçamento permite

Para que um “mix de mídia” seja eficaz, cada elemento do mix deve ter repetição suficiente para estabelecer “retenção” na mente do cliente em potencial. Muitas vezes, no entanto, o resultado de uma combinação de mídia é muito alcance, sem frequência suficiente. Você alcançará 100% das pessoas e as convencerá em 10% do caminho? Ou você alcançará 10% das pessoas e as convencerá 100% do caminho? O custo é o mesmo.

3)     Suposição de que o proprietário da empresa sabe melhor

O proprietário da empresa não tem qualificações únicas para ver sua empresa ou seu produto de maneira objetiva. Ele está do lado de dentro, olhando para fora, tentando se descrever para uma pessoa de fora que está olhando para dentro.  É difícil ler o rótulo quando você está dentro da garrafa.  Muito conhecimento do produto faz com que o proprietário da empresa responda a perguntas que ninguém está perguntando. Isso torna a publicidade extremamente ineficaz.

4)     Afirmações infundadas como “Mais alta qualidade com o menor preço”

Os anunciantes geralmente têm o que o cliente deseja, mas deixam de oferecer qualquer evidência. Um clichê nada mais é do que uma afirmação infundada que o público está cansado de ouvir. Você deve provar o que diz em cada anúncio. O cliente em potencial não tomará uma nova decisão sobre o seu produto até que você tenha fornecido novas informações e uma nova perspectiva. Seus anúncios fornecem novas informações? Eles fornecem uma nova perspectiva? Caso contrário, prepare-se para ficar desapontado com os resultados.

5)     Uso impróprio de mídia passiva

Mídias não intrusivas, como jornais e páginas amarelas, requerem o uso de um ativador (como uma foto ou ilustração) porque a mídia passiva tende a atingir apenas os compradores que estão ativamente no mercado para o produto. A mídia passiva não consegue alcançar os clientes em potencial antes de sua necessidade, o que significa que é extremamente difícil para a mídia passiva criar uma predisposição em relação à sua empresa. Com paciência, o uso consistente de mídia intrusiva (como rádio e televisão) conquistará o cliente antes que ele esteja no mercado para o produto.

 

6)     Criação de anúncios em vez de campanhas

É tolice acreditar que um único anúncio pode contar toda a história. Cada um deles fará um único ponto de maneira muito poderosa. Um anunciante com dezessete coisas diferentes a dizer deve se comprometer com uma campanha de pelo menos dezessete anúncios diferentes, com cada anúncio sendo repetido o suficiente para manter a retenção na mente do cliente em potencial.

7)     Excesso de confiança na segmentação qualitativa

A importância dos dados qualitativos foi grosseiramente superestimada por muitos anunciantes e profissionais de mídia. Na realidade, o segredo é este: é incrível quantas pessoas se tornam “as pessoas certas”, quando você está dizendo a coisa certa.

8)     Grande produção sem grande cópia

Muitos anúncios hoje são criativos sem serem persuasivos. “Astuto, inteligente, engraçado, criativo e diferente”, são substitutos pobres de “informativo, verossímil, memorável e persuasivo”.

9)     Confundir “resposta” com “resultados”

O objetivo da publicidade é criar uma consciência clara de sua empresa e sua Proposta de Venda Única. Infelizmente, a maioria dos anunciantes avalia seus anúncios pelos comentários que ouve das pessoas ao seu redor. Os anúncios mais inteligentes, claros, engraçados, criativos e diferentes são os que têm maior probabilidade de gerar esses comentários. Veja o problema? Quando confundimos “resposta” com “resultados”, criamos “anúncios que chamam a atenção” que não dizem absolutamente nada.

 

Luana Jornalista

Related post